sábado, 4 de fevereiro de 2012

Polícia para quem precisa desses políticos

>
Todos sabem os meus poréns com a polícia militar. Pra mim, a PM é a maior representação dum Estado praticamente totalitário, tal qual nazistas e stalinistas. Desconfio até que a maioria dos policiais da corporação sejam paus mandados e tragam com sua farda o pior que existiu na ditadura, mas não podemos fechar os olhos para um mau ainda maior.
.
Pior que quem bate é quem manda bater. As altas patentes da PM respondem a pessoas que não usam fardas, e sim terno e gravata, como o secretário de segurança pública, o prefeito e o governador. Muitas vezes, também, os policiais são mau instruídos e tornam-se máquinas de matar pois assim desejam os engravatados - isso não tira inocenta os militares, mas explica os atos cruéis.
.
Aqui em São Paulo, a PM mata quem tem uma voz contrária ao que acha errada, em atos que lembram a Gestapo ou a KGB. Brasil afora, porém, a PM não é tão truculenta assim. Aliás, não é nada truculenta, até porque ela não faz nada. E quando eu digo nada eu não exagero.
.
Ela entra em greve e deixa os cidadãos a mercê da sorte. No começo do ano, os PM's de Fortaleza instaurarma o terror no Ceará. Agora é a hora dos militares de Salvador entrar em greve e deixar toda uma população tomada de assalto.
.
Repito: tenho sérios poréns com a PM de qualquer lugar. Mas, antes de militares, eles são cidadãos. Merecem receber seu salário, merecem segurança em seu trabalho, merecem o reconhecimento quando seu trabalho é bem feito. E, se isso não acontece, eles tem todo o direito de, primeiro, tentar uma mudança no fato com as autoridades e, caso isso também não funcione, entrar em greve posteriormente. Policiais deveriam ter a ciência, porém, que seu trabalho é único e primordial para toda a sociedade, mas isso não tira o direito deles. É uma relação conflituosa demais, e até por isso merece ser encarada com toda a seriedade pelo Estado - o que quase nunca acontece.
.
Mostrando que isso não acontece apenas com a PM e apenas no nordeste, relembro o ocorrido com o Corpo de Bombeiros no Rio de Janeiro ano passado (se não lembra, clique aqui). Isso apenas reflete o descaso com o que as autoridades brasileiras como um todo tratam instituições fundamentais para a população.
.
Tanto em Fortaleza quanto em Salvador ocorreram vários assaltos, saques, arrastões... um caos civil que aproxima-se do que era visto na Primavera Árabe, mas com motivos bem diferentes. Enquanto a capital baiana estava tornando-se a praça Tahrir com ladeiras, o governador da Bahia, Jaques Wagner, fazia cooper na praia de Copacabana, como foi amplamente divulgado no Facebook. Ele corria na orla da praia mais famosa do planeta enquanto quem o elegeu corria das balas e dos batedores de carteira.
.
Sociedade, não ache que a PM te protege, mas não ache que eles são culpados, ao menos agora. Agora é a hora de quem veste regata saber que, se o fardado não é flor que se cheire, o engravatado consegue ser pior.
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

Ana Luisa Manciola disse...

Concordo com você: não há nada errado em protestar por melhores salários. Entretanto, deixar a população à mercê de todo tipo de violência - seja ela pequenos furtos e arrastões, até sequestros e ataques à bancos - não me parece válido. É necessário, antes, se posicionar frente ao governador, prefeito e à Secretaria de Segurança Pública. Porém, como se portar com o governo que pouco se importa para seus eleitores? É fácil ficar em Copacabana e largar a cidade no último ano de mandato ou gastar 4 vezes mais em propaganda do que em segurança e educação. Quero ver é se importar com a população e não em promover a imagem da Dilma em comunicado à população.

Willian Ferreira disse...

É complicado... essa relação corporações-sociedade-políticos é sempre delicada. O problema é que a sociedade, que deveria sempre vir em primeiro lugar, está sempre abaixo dos demais.

Jardel Messias disse...

Variando de cada situação, eu sou a favor de protestos. Contanto que ele seja bem pensado, por uma razão que seja "correta" e da forma em que ele é executado.
Eu seria a favor, certamente, se eles estivessem apenas revogando o salário ou condições de vida* melhores. Porém, os policiais daqui de SSA foram totalmente irresponsáveis. Antes fossem só os ladrões que estivessem saqueando e fazendo seus assaltos diários (não que eu seja a favor, claro. hahaha), mas os próprios policiais acabam saqueando lojas, ou tocando terror nas pessoas e talz. Até porque, sem uniforme, quase ninguém diz que é do segmento.
Além disso, eles fecharam a Paralela (você que já veio aqui, sabe qual é...) e causou um engarrafamento gigante, assim como na Orla e em outros sentidos.
Aí que eles perderam a razão, para mim.
Mas enfim. Tudo é um ciclo de corrupção e má política que nunca cessa. E esse já é outro assunto. hahaha
Bom texto e ótimo pra ser discutido. Saudades das aulas de redação.(:

Willian Ferreira disse...

Acho que o fato deles próprios saquearem lojas cai na conversa deles serem PM's... é a minha antipatia com essa corporação Brasil agora, que parece ser composta, majoritariamente, por picaretas.